Vivemos em um país cuja situação financeira não está nada favorável à população. Não existem garantias de que os futuros aposentados terão respaldo financeiro por parte do governo brasileiro. Logo, um investimento a longo prazo e de retorno assegurado é muito bem-vindo para aqueles que buscam por um futuro sólido e tranquilo. Por isso, planos de previdência privada podem ser exatamente o que os brasileiros precisam.
A previdência privada pode ser um ótimo investimento para quem gostaria de viver como aposentado. De forma independente do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), bancos e corretoras oferecem serviços no qual o trabalhador brasileiro constrói um patrimônio a longo prazo, pensando no futuro. Portanto, funciona essencialmente como um plano de aposentadoria sem depender da previdência pública ou, se for de preferência, como uma forma de complemento.
Basicamente, a pessoa precisa depositar um valor específico, o qual varia entre instituições, para que seja resgatado futuramente. Diferente da previdência pública, a quantia pode ser retirada da maneira que o cliente preferir, seja em certas quantidades mensais ou tudo de uma vez. Da mesma forma, o trabalhador pode escolher os valores de contribuição, assim como decidir quando contribuir e quando suspender.
Existem alguns modelos de previdência privada no Brasil, como o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), sendo o primeiro indicado para aqueles que aproveitam dos benefícios fiscais do IR (Imposto de Renda), acumulando um valor maior, e o segundo voltado para os que não declaram o IR ou fazem da forma simplificada. Os modelos PGBL e VGBL em si possuem as suas especificidades. O PGBL permite ao investidor pagar menos do Imposto de Renda a cada ano, porém os impostos serão maiores na hora da retirada. Já o VGBL, funciona o contrário: não possui o mesmo benefício fiscal, porém irá pagar menos impostos.
Contudo, assim como outros investimentos, a previdência privada também possui as suas desvantagens. Dependendo do valor depositado e da instituição contratada, serão cobradas taxas administrativas, de entrada e saída. Além disso, existem prazos de carência, ou seja, um tempo determinado em que o dinheiro precisa ficar guardado, impossibilitando de ser retirado quando bem entender.
No entanto, como dito anteriormente, a previdência privada é um investimento a longo prazo. Não serve como uma conta bancária e sim como uma forma de se arrecadar dinheiro futuramente, garantindo uma renda extra além do INSS. Por isso, adquirir um plano de previdência privada é altamente recomendável, principalmente se iniciado o quanto antes. Desta forma, pode ter certeza que uma quantia significativa de dinheiro será garantida durante a aposentadoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso ajudar?
Skip to content