Todos nós temos milhares de sonhos que gostaríamos de realizar, mas muitas vezes não sabemos como. Há o desejo por um carro novo, uma casa nova, viagens, família, cursos, bens materiais e por aí vai. O problema é que a maioria das pessoas não sabem como administrar a vida financeira, porém querem cumprir algum objetivo como esses. Pesquisas do SPC Brasil indicam que quase 60% da população brasileira diz não saber controlar suas finanças, além de 17% usam créditos e pedem dinheiro emprestado frequentemente. O planejamento financeiro é mais do que fundamental para a sua vida. É uma ferramenta de uso diário, que não ajudará apenas no cotidiano, mas definitivamente lhe auxiliará em muitas conquistas no futuro.
Se planejar financeiramente não significa fazer planilhas e contas complexas, investimentos na bolsa, guardar dinheiro vivo em casa ou nada muito mirabolante. Se planejar significa ter controle, disciplina e consciência em relação ao seu dinheiro. É, simplesmente, entender o quanto você ganha e o quanto você tem no momento; se é para gastar ou para guardar; se é possível investir em algo agora ou precisa deixar para depois. Um planejamento ajuda a ter uma noção muito maior de como está a sua vida de forma geral, te trazendo benefícios bastante úteis como evitar dívidas, ter um melhor controle das contas pessoais, cortar gastos desnecessários e identificar onde e como o dinheiro foi gasto.
Portanto, ter um planejamento financeiro para a sua vida é nada mais do que trazer equilíbrio para o cotidiano. É necessário deixar o controle das finanças fazer parte do seu dia-a-dia, pois com certeza irá ajudá-lo a levar a vida de forma mais prática, principalmente nesses tempos conturbados no qual vivemos, com múltiplas crises que afetam diretamente o bolso.
Sendo assim, organize-se para fazer com que suas finanças sejam algo comum na sua vida. Seu dinheiro não serve para lhe trazer dores de cabeça, e sim para lhe ajudar a viver bem. Cada um tem a sua forma de se planejar e organizar, assim como cada um possui seus objetivos de vida. Logo, tenha bem claro em sua mente que aprender a se planejar financeiramente significa aprender a lidar com a sua própria renda .A partir do momento em que você passa a se relacionar melhor com o seu dinheiro, você entende como usá-lo de maneira inteligente. A sua rotina fica mais leve, além dos objetivos futuros ficarem muito mais próximos e factíveis.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso ajudar?
Skip to content