Além de toda a crise econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos, ainda tem a pandemia do coronavírus para atrapalhar ainda mais a nossa situação financeira. Cortes de gastos e adiamento dos investimentos são exemplos de ações que os brasileiros estão tomando para tentar aliviar a preocupação. São tempos que precisamos priorizar pela saúde física e mental, porém, além disso, é necessário buscar também uma situação financeira saudável e equilibrada, uma vez que é uma forma de nos mantermos um pouco mais tranquilos nesta época conturbada.

A partir do momento em que nos encontramos nessa situação de confinamento e isolamento social, alguns gastos acabam sendo cortados e outros acabam surgindo ou se intensificando. Logo, é necessário ter consciência da importância da prevenção. Se prevenir financeiramente é fundamental para ter uma situação financeira sem muitos riscos.
Embora pareça algo simples e óbvio, as reservas financeiras são de extrema importância para a segurança do seu dinheiro. Elas podem servir de ajuda no momento que você mais precisar. Por exemplo, as reservas evitam dívidas desnecessárias em situações de emergência. Elas são, portanto, uma espécie de segurança contra eventuais imprevistos. Garantem que você consiga pagar despesas emergenciais de forma segura e sem gerar grandes preocupações.
Um bom início para ter um dinheiro guardado é cortar despesas que são pouco essenciais. Neste período de pandemia, existem atividades que estamos deixando de fazer. Por exemplo, o dinheiro que seria usado para ir ao cinema no final de semana agora pode ser guardado na reserva. No geral, a situação monetária dos brasileiros não está confortável, então não se preocupe em fazer uma reserva financeira de milhares de reais. Considere como um exercício para administrar melhor o seu dinheiro que, consequentemente, irá servir como um fundo emergencial.
Guardar dinheiro é uma ótima oportunidade para você começar a olhar com mais cautela para o próprio bolso e valorizar as suas finanças. Administração financeira é fundamental para se manter ativo, principalmente em épocas de crise como esta.

× Como posso ajudar?
Skip to content